quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

É 2010 em Florianópolis. Feliz Ano Novo Amigos...

http://www.youtube.com/watch?v=h55F7SVrXY0

Continue lendo >>

Já é 2010 na Nova Zelândia

Feliz Ano Novo Amigos. Abaixo vejam a Festa da Chegada de 2010 no primeiro lugar do planeta a comemorar esta data: Auckland na Nova Zelândia.

http://www.youtube.com/watch?v=nYs2tZ6jNiA

Continue lendo >>

Feliz Ano Novo

Queridos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão:


Um Feliz e Abençoado 2010 com muita alegria, partilha, fraternidade, VIDA... Que o Cristo ressuscitado esteja conosco a cada dia do novo ano, trazendo-nos cada vez mais seu AMOR...
Um grande abraço,

Delamare de Oliveira Filho
Cooordenador da Comarca do Estreito

Continue lendo >>

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O Papa tem razão: "A crise moral no mundo de hoje é bem mais destrutiva do que as guerras econômicas"

Parabéns Prates, fostes muito feliz no teu comentário...
Leia o comentário de Luiz Carlos Prates que foi publicado em sua coluna no Diário Catarinense do dia 29 de dezembro de 2009:
"O Papa tem razão

Dia destes, foi durante o Natal, o Papa fez uma homilia ao mundo, é habitual do Papa nesta época do ano, e disse algo que é absolutamente irrefutável, todos concordam. Todos concordam, mas poucos são os sinceros. Aliás, achar alguém sincero no mundinho de hoje é achar agulha em palheiro. Talvez seja mais fácil encontrar um dinossauro na missa das 8h... Mas, afinal, o que foi que o Papa disse de tão especial, "seo" Prates? Disse que "a crise moral no mundo de hoje é bem mais destrutiva do que as guerras econômicas". Na mosca, Papa, na mosca. E o que é crise moral? Bolas, é isso que anda por aí, um mundo pervertido, onde o ter alça-se sobre o ser. O vagabundo que lava dinheiro, muitos, e que vem, por exemplo, esconder-se e aparentar ser gente boa em Florianópolis, esse tipo de trapaceiro é cortejado. Cortejado pelos que não se respeitam, pelos vazios existenciais, pelos inanes da mente, do bolso e da vida familiar. Crise moral é a crise das famílias, dos pais que não educam os filhos, que não lhes dão severidade, disciplina, que, pelo contrário, lhes dão tudo e tiram de quem os podem ajudar para a cidadania, os professores, por exemplo, tiram deles a autoridade. Maridos que não respeitam a mulher, que as ofendem, que as surram; e elas, ainda assim, silenciam, ficam quietas por vantagens de ordem social, financeira, do que for... Há muitas dessas histórias aqui pela cidade, bah, diante do nariz de muitos que não querem ver. Garotões estúpidos, empoleirados em carrões pagos por pais embusteiros, mal-educados, desrespeitosos das leis de trânsito, que matam inocentes e ainda são defendidos como vítimas. Se um tipo desses caísse na minha "delegacia", ah, não teria muito o que contar depois... Não falaria mais. Mas qual o quê, advogados que não se respeitam os defendem por dinheiro, não por certeza da verdade ou por um furor de justiça diante de uma injustiça. Acaso isso é moral? E as "saias sujas" e os bermudões de gravata — políticos — que apareceram, rápidos, a prometer casas e reparos totais aos desabrigados dos nossos tornados no Oeste do Estado, acaso isso também não foi, não é, gravíssimo caso de falta de ética, imoralidade? E ajuda, que é bom, neca, neca peteca. Esse tipo de gente tem que ser "justiçada" nas próximas eleições. O Papa tem razão, a crise moral é arrasadora, pior do que todas as guerras econômicas. É uma crise do caráter, a essência do que há de melhor e de pior na condição humana".

Continue lendo >>

Papa Bento XVI transmite mensagem de Natal no Vaticano


O Papa Bento XVI transmitiu hoje [dia 25 de dezembro] sua mensagem de Natal aos milhares de fiéis presentes na Basílica de São Pedro, no Vaticano(...). Bento XVI manifestou sua preocupação com o Oriente Médio e afirmou que a Igreja ajuda Honduras a "retomar o caminho institucional". — A Igreja vive onde Jesus nasceu, na Terra Santa, e pede a seus habitantes que abandonem toda lógica de violência e vingança, e se comprometam com renovado vigor e generosidade no caminho da convivência pacífica — afirmou o papa. (...) Ao citar a América Latina na sua mensagem de Natal, o Papa disse que nenhuma ideologia pode substituir a Igreja, descrita como solidária aos afetados pelas calamidades naturais e pela pobreza. Em seguida, pediu acolhimento aos que emigram de sua terra por causa da fome, da intolerância ou da degradação ambiental.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense

Continue lendo >>

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Encontro Comarcal foi um sucesso !

Encontro Comarcal realizado no último dia 29 de novembro na Paróquia de São João Batista em Capoeiras foi um sucesso. O evento contou com a presença de 143 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão da Comarca do Estreito. Mais detalhes na semana que vem com um texto, relatando toda a cobertura desse momento bastante significativo para a Comarca e para os MESC.

Continue lendo >>

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Encontro Comarcal - 29 de novembro

Acontece no dia 29 de novembro o Encontro Comarcal dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão da Comarca do Estreito com o tema "Eucaristia e Fidelidade a Cristo". O tema será abordado pelos seminaristas José, Tiago e Pedro Paulo. Após a palestra, haverá uma CelebraçãoEucarística. O encontro acontecerá das 8 às 12 horas na Paróquia São João Batista e Santa Luzia em Capoeiras.

Continue lendo >>

Nomeado o novo Bispo de Lages

Foi nomeado pelo papa Bento XVI, nesta quarta-feira, 11, o frei Irineu Andressa, da Ordem dos Frades Menores (OFM), como novo bispo da diocese de Lages (SC). Ele sucede dom Oneres Marchiori, que apresentou seu pedido de renúncia e foi aceito pelo pontífice, conforme o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico.
Frei Irineu atualmente é pároco da paróquia de Sant’Ana, em Herculândia, diocese de Marília (SP). Ele nasceu em Iacri, estado de São Paulo, em 15 de dezembro de 1949, onde concluiu seus estudos primários. Seu postulado foi feito em Guaratinguetá (SP), em 1972; o noviciado foi em Rodeio (SC), e entre 1974 e 1978 cursou filosofia e teologia no Instituto Franciscano de Petrópolis (RJ). Frei Irineu foi ordenado sacerdote em 16 de dezembro de 1978 na cidade de Iacri, por dom Daniel Thomazella.


Fonte: Site da Arquidiocese de Florianópolis.

Continue lendo >>

sábado, 7 de novembro de 2009

João Paulo II será beatificado em 2010


O papa João Paulo II, que morreu no dia 2 de abril de 2005, na Cidade do Vaticano, será beatificado entre abril e maio de 2010, em Roma ou na Cracóvia (Polônia), segundo publicou hoje o jornal "La Repubblica". Segundo o diário, há quem apóie que a cerimônia seja realizada em Roma e quem prefira que aconteça na Cracóvia. O grupo que apoia a escolha da cidade de Roma para receber a cerimônia de beatificação de Karol Wojtyla é muito mais institucional, mais ligado à Cúria vaticana e já está organizando o ato com a Prefeitura da capital, para que a canonização seja realizada na Praça de São Pedro. O prefeito de Roma, Gianni Alemanno, já começou a pensar na organização do evento, tendo em vista os milhões de devotos que chegarão à cidade, caso ela realmente receba a beatificação do antigo papa.


Continue lendo >>

domingo, 27 de setembro de 2009

Brasília sedia o XVI Congresso Eucarístico Nacional em 2010


Em 2010, Brasília estará em festa. Não só pelos 50 anos de fundação da cidade, como também pelo Jubileu da Arquidiocese de Brasília e pela realização de mais um grande evento eucarístico na capital federal. O XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN) será realizado de 13 a 16 de maio e terá como tema Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários e por lema Fica conosco, Senhor! (cf. Lc 24,29).


Para maiores informações, acesse o site oficial :

Continue lendo >>

Irlanda vai sediar o próximo Congresso Eucarístico Internacional em 2012

Dublin, na Irlanda vai sediar o próximo Congresso Eucarístico Internacional. O evento, que acontece de 10 a 17 de junho de 2012, terá como tema “A Eucaristia: Comunhão com Cristo e entre nós”. A aprovação foi feita durante a audiência concedida ao secretário de Estado, cardeal Tarcísio Bertone, em 22 de junho. “Foi um momento de renovação e de aprofundamento do ensinamento da Igreja e da sua autocompreensão como corpo de Cristo e Povo de Deus”, disse o arcebispo da capital Irlandesa, dom Diarmuid Martin, sobre a formulação do tema que, segundo ele, nasce da coincidência da celebração do 50º Congresso com os 50 anos da inauguração do Concílio Vaticano II. O tema é inspirado no número 7 da Constituição Lumen Gentium. Esperemos que a reunião da Igreja em Dublin em 2012 ajude a compreender a Eucaristia como verdadeira e pessoal comunhão com Jesus Cristo e redescobrir a fisionomia essencialmente eucarística de toda comunidade cristã", sublinhou ainda o arcebispo. Na capital irlandesa já se instalou o Comitê local que se ocupará da elaboração do texto teológico de base e da preparação do evento.

Para mais informações, acesse o site: http://www.iec2012.ie/

Continue lendo >>

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O que é a Eucaristia?

O que é a Eucaristia?
É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno, o sacrifício da cruz, confiando assim à sua Igreja o memorial de sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, no qual se recebe Cristo, a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna.

Quando Cristo instituiu a Eucaristia?
Instituiu-a na Quinta-feira Santa, "na noite em que ia ser entregue" (1Cor 11,23), celebrando com os seus Apóstolos a Última Ceia.

O que representa a Eucaristia na vida da Igreja?
É fonte e ápice de toda a vida cristã. Na Eucaristia, atingem o seu clímax a ação santificante de Deus para conosco e o nosso culto para com Ele. Ele encerra todo o bem espiritual da Igreja: o mesmo Cristo, nossa Páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade do Povo de Deus são expressas e realizadas pela Eucaristia. Mediante a celebração eucarística, já nos unimos à liturgia do Céu e antecipamos a vida eterna.

Como Jesus está presente na Eucaristia?
Jesus Cristo está presente na Eucaristia de modo único e incomparável. Está presente, com efeito, de modo verdadeiro, real, substancial: com o seu Corpo e o seu Sangue, com a sua Alma e a sua Divindade. Nela está, portanto, presente de modo sacramental, ou seja, sob as espécies eucarísticas do pão e do vinho, Cristo todo inteiro: Deus e homem.


O que significa transubstanciação?
Transubstanciação significa a conversão de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo e de toda a substância do vinho na substância do seu Sangue. Essa conversão se realiza na oração eucarística, mediante a eficácia da Palavra de Cristo e da ação do Espírito Santo. Todavia, as características sensíveis do pão e do vinho, ou seja, as “espécies eucarísticas”, permanecem inalteradas.

O que se requer para receber a Santa Comunhão?
Para receber a santa Comunhão, deve-se estar plenamente incorporado à Igreja católica e estar em estado de graça, ou seja, sem consciência de pecado mortal. Quem estiver consciente de ter cometido um pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação antes de se aproximar da comunhão. Importantes são também o espírito de recolhimento e de oração, a observância do jejum prescrito pela Igreja e a atitude do corpo (gestos, roupas), em sinal de respeito a Cristo. "Na Eucaristia, nós partimos 'o único pão que é remédio de imortalidade, antídodo para não morrer, mas para viver em Jesus Cristo para sempre' " (Santo Inácio de Antioquia)

Fonte: Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.


Continue lendo >>

Encontro Comarcal dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão da Comarca do Estreito



Foi realizado no dia 28 de junho de 2009 na Paróquia São Judas Tadeu em Barreiros, o Encontro Comarcal dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Comarca do Estreito. O evento contou com a participação de 185 Ministros, assim distribuídos: 39 da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (São José), 28 da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santa Terezinha do Menino Jesus (Estreito), 24 da Paróquia de São Judas Tadeu (Barreiros), 21 da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Coqueiros), 19 da Paróquia Santo Antônio e Santa Maria Goretti (Coloninha), 18 da Paróquia São João Batista e Santa Luzia (Capoeiras), 16 da Paróquia Nossa Senhora da Glória (Balneário), 11 da Paróquia São José e Santa Rita de Cássia (Jardim Atlântico) e 9 da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Procasa). O encontro teve início com a Celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Cláudio José Zimermann e co-celebrada pelo Pe. Eugênio Kinceski, o Pároco da comunidade anfitriã do encontro. Em seguida, os participantes foram recepcionados no Salão Paroquial, participando posteriormente da palestra “Nosso coração arde, quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão” (Lucas 24,32-35), ministrada pelo Pe. Cláudio José Zimermann, coordenador arquidiocesano do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão. O tema da palestra foi escolhido por ser o lema do Ano Catequético que deve ser um momento de reflexão e desafio para todos “os cristãos a um modo de ser Igreja que tenha a Palavra como fonte, a oração comum como alimento e a vida em plenitude como meta da missão”. Lucas neste trecho do Evangelho nos traz uma proposta de comunhão, de comunidade, de missão e de entrega até o fim. Os discípulos de Emaús caminhavam tristes, desanimados por tudo o que tinha acontecido nos últimos dias. Mas depois do encontro com Jesus, “voltam a Jerusalém, para o lugar da perseguição, da morte, do desânimo e do medo, para transformá-lo em plataforma do início da missão de levar a boa nova da ressurreição de Jesus Cristo até os confins da terra, até o fim dos tempos”. O Ano Catequético, deve ser, para toda a Igreja e para todos os cristãos, um despertar “para a importância do aprofundamento e do amadurecimento na fé, vivida no seio de uma comunidade, empenhada em irradiar a vida em Cristo para toda a sociedade”. O relato dos discípulos de Emaús é um convite a todos nós para cultivar a sensibilidade ao longo da caminhada evangelizadora, renovar a comunhão, a solidariedade e celebrar a vitória da vida. Agradecemos de uma maneira muito especial o carinho e o empenho da comunidade de São Judas Tadeu, em especial seu Pároco, Pe. Eugênio e, Sr. Geraldo Manoel de Souza, coordenador do grupo dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão daquela comunidade, que não mediram esforços para que este encontro fosse realizado. A todos os participantes o nosso muito obrigado e que Jesus Salvador nos abençõe hoje e sempre.


Delamare de Oliveira Filho
Coordenador dos Ministros Extraord. da Sagrada Comunhão
Comarca do Estreito

Continue lendo >>