domingo, 27 de setembro de 2009

Brasília sedia o XVI Congresso Eucarístico Nacional em 2010


Em 2010, Brasília estará em festa. Não só pelos 50 anos de fundação da cidade, como também pelo Jubileu da Arquidiocese de Brasília e pela realização de mais um grande evento eucarístico na capital federal. O XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN) será realizado de 13 a 16 de maio e terá como tema Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários e por lema Fica conosco, Senhor! (cf. Lc 24,29).


Para maiores informações, acesse o site oficial :

Continue lendo >>

Irlanda vai sediar o próximo Congresso Eucarístico Internacional em 2012

Dublin, na Irlanda vai sediar o próximo Congresso Eucarístico Internacional. O evento, que acontece de 10 a 17 de junho de 2012, terá como tema “A Eucaristia: Comunhão com Cristo e entre nós”. A aprovação foi feita durante a audiência concedida ao secretário de Estado, cardeal Tarcísio Bertone, em 22 de junho. “Foi um momento de renovação e de aprofundamento do ensinamento da Igreja e da sua autocompreensão como corpo de Cristo e Povo de Deus”, disse o arcebispo da capital Irlandesa, dom Diarmuid Martin, sobre a formulação do tema que, segundo ele, nasce da coincidência da celebração do 50º Congresso com os 50 anos da inauguração do Concílio Vaticano II. O tema é inspirado no número 7 da Constituição Lumen Gentium. Esperemos que a reunião da Igreja em Dublin em 2012 ajude a compreender a Eucaristia como verdadeira e pessoal comunhão com Jesus Cristo e redescobrir a fisionomia essencialmente eucarística de toda comunidade cristã", sublinhou ainda o arcebispo. Na capital irlandesa já se instalou o Comitê local que se ocupará da elaboração do texto teológico de base e da preparação do evento.

Para mais informações, acesse o site: http://www.iec2012.ie/

Continue lendo >>

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O que é a Eucaristia?

O que é a Eucaristia?
É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno, o sacrifício da cruz, confiando assim à sua Igreja o memorial de sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, no qual se recebe Cristo, a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna.

Quando Cristo instituiu a Eucaristia?
Instituiu-a na Quinta-feira Santa, "na noite em que ia ser entregue" (1Cor 11,23), celebrando com os seus Apóstolos a Última Ceia.

O que representa a Eucaristia na vida da Igreja?
É fonte e ápice de toda a vida cristã. Na Eucaristia, atingem o seu clímax a ação santificante de Deus para conosco e o nosso culto para com Ele. Ele encerra todo o bem espiritual da Igreja: o mesmo Cristo, nossa Páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade do Povo de Deus são expressas e realizadas pela Eucaristia. Mediante a celebração eucarística, já nos unimos à liturgia do Céu e antecipamos a vida eterna.

Como Jesus está presente na Eucaristia?
Jesus Cristo está presente na Eucaristia de modo único e incomparável. Está presente, com efeito, de modo verdadeiro, real, substancial: com o seu Corpo e o seu Sangue, com a sua Alma e a sua Divindade. Nela está, portanto, presente de modo sacramental, ou seja, sob as espécies eucarísticas do pão e do vinho, Cristo todo inteiro: Deus e homem.


O que significa transubstanciação?
Transubstanciação significa a conversão de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo e de toda a substância do vinho na substância do seu Sangue. Essa conversão se realiza na oração eucarística, mediante a eficácia da Palavra de Cristo e da ação do Espírito Santo. Todavia, as características sensíveis do pão e do vinho, ou seja, as “espécies eucarísticas”, permanecem inalteradas.

O que se requer para receber a Santa Comunhão?
Para receber a santa Comunhão, deve-se estar plenamente incorporado à Igreja católica e estar em estado de graça, ou seja, sem consciência de pecado mortal. Quem estiver consciente de ter cometido um pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação antes de se aproximar da comunhão. Importantes são também o espírito de recolhimento e de oração, a observância do jejum prescrito pela Igreja e a atitude do corpo (gestos, roupas), em sinal de respeito a Cristo. "Na Eucaristia, nós partimos 'o único pão que é remédio de imortalidade, antídodo para não morrer, mas para viver em Jesus Cristo para sempre' " (Santo Inácio de Antioquia)

Fonte: Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.


Continue lendo >>

Encontro Comarcal dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão da Comarca do Estreito



Foi realizado no dia 28 de junho de 2009 na Paróquia São Judas Tadeu em Barreiros, o Encontro Comarcal dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Comarca do Estreito. O evento contou com a participação de 185 Ministros, assim distribuídos: 39 da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (São José), 28 da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santa Terezinha do Menino Jesus (Estreito), 24 da Paróquia de São Judas Tadeu (Barreiros), 21 da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Coqueiros), 19 da Paróquia Santo Antônio e Santa Maria Goretti (Coloninha), 18 da Paróquia São João Batista e Santa Luzia (Capoeiras), 16 da Paróquia Nossa Senhora da Glória (Balneário), 11 da Paróquia São José e Santa Rita de Cássia (Jardim Atlântico) e 9 da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Procasa). O encontro teve início com a Celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Cláudio José Zimermann e co-celebrada pelo Pe. Eugênio Kinceski, o Pároco da comunidade anfitriã do encontro. Em seguida, os participantes foram recepcionados no Salão Paroquial, participando posteriormente da palestra “Nosso coração arde, quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão” (Lucas 24,32-35), ministrada pelo Pe. Cláudio José Zimermann, coordenador arquidiocesano do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão. O tema da palestra foi escolhido por ser o lema do Ano Catequético que deve ser um momento de reflexão e desafio para todos “os cristãos a um modo de ser Igreja que tenha a Palavra como fonte, a oração comum como alimento e a vida em plenitude como meta da missão”. Lucas neste trecho do Evangelho nos traz uma proposta de comunhão, de comunidade, de missão e de entrega até o fim. Os discípulos de Emaús caminhavam tristes, desanimados por tudo o que tinha acontecido nos últimos dias. Mas depois do encontro com Jesus, “voltam a Jerusalém, para o lugar da perseguição, da morte, do desânimo e do medo, para transformá-lo em plataforma do início da missão de levar a boa nova da ressurreição de Jesus Cristo até os confins da terra, até o fim dos tempos”. O Ano Catequético, deve ser, para toda a Igreja e para todos os cristãos, um despertar “para a importância do aprofundamento e do amadurecimento na fé, vivida no seio de uma comunidade, empenhada em irradiar a vida em Cristo para toda a sociedade”. O relato dos discípulos de Emaús é um convite a todos nós para cultivar a sensibilidade ao longo da caminhada evangelizadora, renovar a comunhão, a solidariedade e celebrar a vitória da vida. Agradecemos de uma maneira muito especial o carinho e o empenho da comunidade de São Judas Tadeu, em especial seu Pároco, Pe. Eugênio e, Sr. Geraldo Manoel de Souza, coordenador do grupo dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão daquela comunidade, que não mediram esforços para que este encontro fosse realizado. A todos os participantes o nosso muito obrigado e que Jesus Salvador nos abençõe hoje e sempre.


Delamare de Oliveira Filho
Coordenador dos Ministros Extraord. da Sagrada Comunhão
Comarca do Estreito

Continue lendo >>